quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Grandes Álbuns #3: The Who - Who's Next


The Who é uma das maiores bandas de todos os tempos. Indiscutivelmente. Foram os pioneiros na atitude punk com a música "My Generation" (1965), lançaram o primeiro álbum conceitual - que mais tarde chegou a ser nomeado de ópera rock - e levaram muitos fãs ao delírio com suas apresentações incendiárias, chegando a ser citado como uma das melhores performances já vistas.

Mas o ápice do grupo só chegaria em 1971, com o lançamento de "Who's Next". Depois do sucesso de "Tommy", a primeira ópera rock lançada, Pete Townshend, guitarrista e compositor de pelo menos 90% de todas as canções do grupo, não sabia o que usar para gravar. Havia sobrado alguns takes das sessões de "Tommy", umas músicas espalhadas. E só. Cogitou fazer um trabalho mais teatral, mais performático, que precocemente chegou a intitular de "Lifehouse". Decepcionado, em uma beira de ataque de nervos, viu que só lhe restava tocar com o que tinha sobrado, pois já estava exausto de compor.

Mal sabia Townshend que só haviam pérolas guardadas. Juntou o material com o que tinha planejado lançar com "Lifehouse" e foi pro estúdio. Neste álbum, "Who's Next", é importante citar a presença dos sintetizadores nas canções, algo até então novo para a banda. Pete Townshend chegou a dizer certa vez: "Gosto de sintetizadores porque eles trazem um poder adicional às minhas mãos". É o que se vê na primeira faixa do álbum, "Baba O'Riley", que inicia como um solo de piano e depois tem o ritmo crescentemete acelerado, até que uma espécie de sino medieval corta o som e os vocais de Roger Daltrey entram vigorosamente cantando "Out here in the fields..."

Com propriedade, posso afirmar que o álbum, do começo ao fim, é repleto de músicas boas para todos os momentos. Entretanto, sua potência se multiplica quando se escuta sozinho mesmo. Roger Daltrey mantém a maestria vocal em todas as faixas, Townshend consegue captar a emoção de cada canção tocada, seja no violão, guitarra distorcida ou sintetizador. Sem mencionar a profundidade do baixo de John Entwhistle, um dos maiores baixistas de rock que a música já teve, e a esquizofrenia nas bateras de Keith Moon, que parece moderar a insanidade das baquetas sem deixar de lado suas marcas.

Quando foi lançado, em 1971, "Who's Next" saiu nas lojas com nove canções: "Baba O'Riley", "Bargain" (uma verdadeira ode ao amor), "Love Ain't For Keeping", "My Wife" (escrita pelo baixista Entwhistle), "Song Is Over" (uma vangloriosa balada para os tímpanos),"Getting In Tune" (ponto para a capacidade vocal de Daltrey, mesmo que seja para exaltar a crise existencial. Essa faixa é um fragmento do que iria para "Lifehouse"), "Going Mobile", "Behind Blue Eyes" e "Won't Get Fooled Again" (com um solo de guitarra estarrecedor de Townshend). Com exceção da quarta faixa, todas foram escritas por Pete Townshend.

Remasterizado em CD, a obra ganhou mais sete faixas adicionais, incluindo um take alternativo para "Behind Blue Eyes".

Desnecessário dizer que as faixas adicionais só confirmam a preciosidade de "Who's Next". "Pure and Easy" é o que seria a continuação da canção "The Song Is Over", que também fazia parte do projeto frustrado "Lifehouse". "Baby Don't You Do It" traz mais agressividade ao trabalho, remontando aos áureos tempos de "My Generation". Nesta faixa, as baquetas de Moon brilham em sincronia com os vocais de Daltrey.

"Naked Eye", para mim uma das melhores canções que o The Who já tocou enquanto banda, parece ser uma viagem alucinante, mas na verdade é uma expansão das ideias de um casal que aparentemente está em crise conjugal : "It all looks fine / to the naked eye / but it don't really happen that way at all" ["Parece tudo normal / aos olhos nus / mas não aconteceu exatamente dessa maneira].

O virtuosismo de cada integrante é explícito em "Water"; e, para fechar, "Too Much Of Aything" e "I Don't Even Know Myself"encerram com chave de ouro a maestria do álbum. E aí, fica a pergunta: se, por algum acaso, o lançamento de "Lifehouse" fosse adiante, será que ele seria superior ao ótimo resultado de "Who's Next"? Já arrisco logo: acho que não chegaria nem aos pés!

Compartilhe este Post:
MySpace Agregar a Technorati Agregar a Google Agregar a Yahoo! Adicionar ao Blogblogs

1 Atemporalizados:

Desmanche de Celebridades disse...

Olá,
Somos o Desmanche de Celebridades.
Um blog que apesar de ter nome de site de fofocas,hahahaha,apresenta uma proposta bastante diferente disso. Na verdade a palavra desmanche vem representar a tentativa de desconstrução daquilo que julgamos digno de crítica.
Chegamos até aqui no intuito de divulgarmos o nosso trabalho, pois acreditamos que discutir temas relevantes para nossa sociedade é fundamental.
Temos pesquisado e selecionado blogs muito bons, com pessoas dispostas a discutir e debater problemáticas variadas com a gente.
Prometo voltar em breve para ler e opinar a respeito dos seus textos, como sempre faço nos blogs que sigo.

Abraços.

Related Posts with Thumbnails